O novo lay está a caminho, modetes! Mas não consigo ficar muito tempo longe do blog... Por isso o MM voltou a ativa e, em breve, além dos nossos textos opiniosos vocês vão ver a nossa nova cara.
.

Olhar matador

16 de setembro de 2009
Todo mundo fica em dúvida na hora de modelar as sobrancelhas. Quem não tem medo de afinar demais? Ou quem nunca acreditou naqueles mitos de que a cera modifica a elasticidade da pele e que utilizando só a pinça o pêlo demora mais a crescer? Para acabar de vez com tanta incerteza na hora da depilação, consultei profissionais que tiraram suas dúvidas sobre todos os métodos e ainda deram algumas dicas.

O mais importante é entregar essa tarefa a alguém que sabe realmente o que faz. Esteticistas e especialistas em sobrancelhas têm a noção de proporção correta e sabem modelar de acordo com cada rosto. Adriana Sousa é esteticista e micropigmentadora do Instituto Embelleze, no Rio de Janeiro, e garante que não existe um design específico. “O certo é trabalhar com o que a sobrancelha nos proporciona, modelar com o natural em qualquer tipo de rosto. A partir disso podemos ver se ela deve ficar mais arcada, mais reta, fina ou grossa.”

Quanto ao mito da elasticidade da pele, a esteticista garante que “depende da genética”. Pode comemorar e continuar fazendo depilação com cera sem medo. Mesmo a longo prazo, a pele só será prejudicada se você já tiver uma tendência.


Já para quem sofre com alergias, a linha é a opção mais indicada. Patrícia Garcia, esteticista do Salão Edson Freitas há oito anos e formada pela Payot, também conversou com a gente sobre outras técnicas: “Quem usa ácido fica com a pele mais fina e com a linha essas pessoas não correm o risco de ter assaduras. Ela funciona como uma navalha, quando arrasta na pele leva os pêlos enroscados dentro da laçada.” Ela ainda afirma que não existe método mais duradouro: “As depilações não interferem no crescimento, já que isso é um fator fisiológico. Às vezes temos a impressão de que um método cresce menos ou mais rápido que outros mas isso só depende se o profissional, naquele momento, limpou direito a área ou não”.

A preocupação com falhas é outro tópico muito importante e que pode ser resolvido de várias formas. As mais simples são as dicas de make. Em cinco minutos e usando somente sombras você consegue um resultado suficiente para acabar com aquele espaço em branco que tanto incomoda. A dica é saber dosar a quantidade de maquiagem para que o look fique bem natural.

Patrícia também falou sobre outras técnicas de preenchimento, como a henna, que dura aproximadamente 15 dias e pode ser utilizada em pêlos de qualquer coloração. Além dela existe a tintura.“É utilizado um produto especial importado para essa área do rosto. Na maioria dos casos, esse tipo de trabalho é procurado para cobrir os pêlos brancos e para combiná-los com a coloração do cabelo já tingido. A vantagem é que, ao contrário da henna, ele cobre somente os fios, sem ocorrer a pigmentação na pele”, explica.

Adriana, que trabalha com maquiagem definitiva, diz que é procurada por quem tem muito pouco ou nenhum pêlo e que geralmente o maior medo de quem precisa desse serviço é ficar com aquele aspecto esverdeado de algumas tatuagens. “A micropigmentação antigamente era feita com tatuadores. Hoje o risco de ficar verde não existe mais, já que o pigmento é importado e especial para a sobrancelha, próprio para essa área do rosto. Ela dura por volta de 2 anos sem precisar de retoques.”

E ainda existe o alisamento! Se você pensava que escovas progressivas se restringiam aos cabelos, se enganou. Patrícia contou que muitas pessoas têm os pêlos da sobrancelha crespos, independente do tipo de cabelo, e procuram o alisamento com frequência. “Tenho clientes loiras, lisas naturais, com o pêlo mais grosso ou até enroscado. O alisamento resolve isso. Além de deixar os fios lisos ele afina, deixando a expressão mais suave, sem aquele volume muito espesso. E dá um efeito de gel que deixa a sobrancelha sempre penteada.” Pra quem quiser experimentar a novidade, o retoque deve ser feito entre um ou dois meses.

Agora já dá pra modelar as sobrancelhas sem medo!
xxx,
Tati

0 comentários: